O Natal está a chegar. É uma data especial para celebrarmos com a família e amigos. Adoramos o espírito, as decorações e os presentes que fazem parte desta tradição. Mas nesta altura também há um grande consumismo e desperdício que, por várias razões que todos conhecemos, devemos evitar.
Por isso proponho que este ano passe um Natal mais equilibrado e ofereço-lhe estas dicas e sugestões de alternativas originais e sustentáveis para as suas decorações e presentes.
Veja o que pensei, num conceito mais natural e de reciclagem:
E se trocasse a sua árvore de natal artificial por uma planta verdadeira? A grande maioria das árvores de Natal artificiais são produzidas com materiais de baixa qualidade para reduzir o seu custo, o que leva a uma deterioração rápida. Experimente usar uma planta verdadeira. Não tem de ser, necessariamente, um pinheiro e pode decorar a sua casa o ano inteiro.
Enfeite-a com objetos leves e originais para criar um ambiente mais natural: laços, grinaldas, etc. Depois enfeite também o interior do vaso com bolinhas ou outros elementos.
Aposte em elementos naturais para compor a sua decoração de Natal. Romãs, pinhas, nozes, folhas secas, paus de canela e alecrim são ótimos exemplos. Coloque-os pela casa, em locais como a mesa de jantar ou de centro, ou pendure-os com fitas coloridas. Junte velas para um toque de festa e um espírito de verdadeiro Natal.
Uma maneira muito simples de criar uma grinalda em forma de coroa, é reutilizar um cabide de arame e algumas bolas decorativas, sobretudo as que foram sobrando de ano para ano. Em primeiro lugar, molde o arame da parte inferior do cabide em forma de círculo. Depois, abra pelo gancho e vá inserindo bolas e outros enfeites. Quando terminar, feche o círculo e use o gancho para pendurar a grinalda.
O papel de embrulho é uma das grandes fontes de desperdício. Recebemos um presente, rasgamos o papel e deitamos no lixo. Quais são as alternativas? Podemos começar por ter mais cuidado ao abrir um presente e reaproveitar esse papel para outra ocasião. Outra solução, é sermos mais criativos no embrulho e usarmos outros materiais maleáveis já utilizados anteriormente. Até podem ser restos de tecido. Sim, leu bem, tecido! Se tem em casa retalhos ou alguma peça de roupa antiga que já não está em condições de ser usada, experimente a técnica de embrulho japonesa chamada Furoshiki (encontra todos os tutoriais na internet). Finalize os seus embrulhos com pequenos detalhes decorativos: uma fita, uma folha seca, um raminho ou qualquer elemento alusivo ao Natal.
Quer encontrar um presente sustentável e original? Alguma vez pensou que uma loja vintage poderia ser uma boa aposta? Nestas lojas encontra um mundo de ‘tesouros’, como eu gosto de lhes chamar. Além de conseguirmos sempre comprar presentes originais estamos a ser sustentáveis e a reciclar objetos, ajudando a eliminar o desperdício. Em alternativa, pode também oferecer uns presentes comestíveis feitos por si, para a família e amigos mais gulosos.